domingo , 18 fevereiro 2018

Concursos Especiais – Estudantes Internacionais – Universidade do Porto

Concursos Especiais – ESTUDANTES INTERNACIONAIS

 

Quem pode candidatar-se?
O concurso é aberto a todos os estudantes nacionais de um país que não pertença à União Europeia. Excluem-se os candidatos que, não sendo nacionais de um Estado membro da União Europeia, residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, ou que se encontrem a frequentar uma instituição de ensino superior portuguesa no âmbito de um programa de mobilidade ou acordo de intercâmbio.

Os candidatos portadores de dupla nacionalidade, sendo uma delas de um Estado membro da União Europeia, também não podem candidatar-se através deste regime.

Adicionalmente, os candidatos devem cumprir um dos seguintes requisitos previstos no Estatuto do Estudante Internacional da U.Porto:

  • Serem titulares de um diploma do ensino secundário português ou de habilitação legalmente equivalente, atribuída por uma escola secundária ou pelos serviços competentes do Ministério da Educação;
  • Serem titulares de uma qualificação que dê acesso ao ensino superior, entendida como qualquer diploma ou certificado emitido por uma autoridade competente no país de origem que ateste a aprovação num programa de ensino e lhes confira o direito de se candidatar e poder ingressar no ensino superior em Portugal.

A que cursos?
Para o ano letivo 2018/2019, as faculdades da U.Porto disponibilizam 567 vagas para 48 cursos de 1.º Ciclo (Licenciatura) e Mestrado Integrado exclusivamente destinadas a Estudantes Internacionais. As faculdades de Medicina e Medicina Dentária não abrem vagas para este concurso.

Como candidatar-se?
A candidatura aos cursos de 1.º Ciclo (Licenciaturas) e Mestrados Integrados da U.Porto deve ser apresentada junto dos serviços académicos da faculdade onde o estudante pretende ingressar, dentro dos prazos indicados.

A candidatura é efetuada online (ver links acima), cabendo a cada faculdade da U.Porto estabelecer as condições de ingresso de acordo com o Regulamento de aplicação do Estatuto de Estudante Internacional da Universidade do Porto .

Em termos gerais, os candidatos devem:

Possuir qualificação académica específica nas áreas do saber requeridas para o ciclo de estudos a que se candidatam. Essa qualificação pode ser comprovada mediante apresentação de prova documental no momento da candidatura e/ou através da realização de um exame escrito e/ou oral e provas práticas na faculdade em que o candidato pretende ingressar.

INFORMAÇÃO PARA CANDIDATOS BRASILEIROS: A Universidade do Porto aceita os resultados do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – para fins de seleção/seriação de estudantes brasileiros que se candidatem aos cursos de licenciatura e mestrado integrado (1.º ciclo). Contudo, as notas do ENEM podem ter um peso diferente em função do curso / faculdade da U.Porto em que o candidato pretende ingressar;

Ser utilizadores independentes da língua portuguesa, correspondente ao nível B2, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas – QECRL. A verificação dos conhecimentos linguísticos pode incluir uma avaliação da competência oral, com recurso à videoconferência;
Satisfazer os Pré-Requisitos (condições de natureza física, funcional ou vocacional) fixados para o ciclo de estudos em que pretendem ingressar. Estes são os ciclos de estudos da U.Porto que exigem pré-requisitos.

Informações e Contactos
A legislação genérica relativa ao Concurso Especial para Estudantes Internacionais encontra-se disponível para consulta (apenas em versão portuguesa) no website da Direção Geral do Ensino Superior (DGES). Para mais informações, poderá consultar o Regulamento de aplicação do Estatuto de Estudante Internacional da Universidade do Porto (brevemente disponível em inglês).

Para mais informações sobre o Concurso Especial para Estudantes Internacionais , pode contactar o Gabinete de Acesso ao Ensino Superior da U.Porto (GAES-UP) e/ou os serviços académicos da faculdade à qual se pretende candidatar.

Na área “Internacional” deste website encontrará também informação detalhada sobre os serviços e valências colocadas ao dispor dos nossos estudantes internacionais.

Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES-UP)
Reitoria da U.Porto
Praça de Gomes Teixeira
4099-002 Porto, Portugal
Telefone: (+351) 220 408 237
E-mail: acesso.es@reit.up.pt
Atendimento presencial e telefónico:
9h30 › 12h30 (2.ª, 4.ª e 6.ª feira); 12h00 > 17h00 (3.ª e 5.ª feira)

 

fonte: Concursos Especiais ESTUDANTES INTERNACIONAIS

Leia também:
Europeus Golden – French Tech Visa
Visto D7 – Portugal

 A leitura desta informação não dispensa a consulta à legislação aplicável.

O sistema Europeus é especialista em várias nacionalidades europeias e está habilitado para responder a todas perguntas. Entre em contato através de nossa opção contatar que retornaremos o mais breve possível ou através do telefone de contato +55 11 3042 2615 (de segunda à sexta, das 09:00hs às 17:30hs, horário de Brasília).

Sobre Editoria

Verifique também

French Tech Visa

French Tech Visa

French Tech Visa O French Tech Visa é um procedimento simplificado e rápido para três …

Autorização de residência – Artigo 89.

Autorização de residência para exercício de atividade profissional independente Considerando os requisitos gerais estabelecidos no …